sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Borat - O Baboseiro-Mor

Este é outro texto que já estava há algum tempo a ganhar pó na pasta dos drafts. Com a atribuição dos Globos de Ouro esta semana, resolvi finalmente publicá-lo. É que, sem surpresa absolutamente nenhuma (pelo menos para mim que adorei o filme), Sacha Baron Cohen ganhou o prémio de melhor actor num filme cómico ou musical em "Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan". E este devia ter ganho o troféu de melhor comédia, que foi atribuído a "Dreamgirls", marcando o regresso do Eddie Murphy às luzes do estrelato, mas não tenho quaisquer dúvidas que Borat era o natural vencedor.

O grande charme deste filme é que ele é totalmente pioneiro, no sentido em que ultrapassa os padrões até aqui definidos como normais para uma comédia, tendo mesmo marcado uma nova fronteira, um novo horizonte. Pisou-se território virgem, foi-se mais além, onde nunca ninguém se tinha atrevido a ir.

Ri-me à despregada, ao ponto de não me conseguir suster na cadeira. Vi coisas que pensei nunca ver em cinema. Então a cena de luta entre o Borat e o seu produtor Azamat Bagatov (Ken Davitian) é simplesmente hilariante! Só vendo para crer.

Tudo neste filme está brilhante, os actores, o argumento, a realização, a banda sonora, está tudo genial! Se ainda não o viram, corram, em Lisboa já só se encontra no Millenium Alvaláxia (blah!).

Expressões do bicho:
"Jagshemash!" (Olá/Como está?)
"Chenquieh!" (Obrigado/Adeus)
"Very nice!"
"Great success!"
"High five!"
"Sexy time!"

Links a consultar:
www.borat.tv
www.myspace.com/borat
www.boratonline.co.uk
www.imdb.com/title/tt0443453
http://community.tvguide.com/thread.jspa?threadID=700010994
http://en.wikipedia.org/wiki/Borat:_Cultural_Learnings_of_America_for_Make_Benefit_Glorious_Nation_of_Kazakhstan

4 comentários:

Filipa Maldonado disse...

E se te disser que não gostei do filme? :)

E mais... confesso que no próprio dia "achei alguma piada", mas com o passar do tempo, e quanto mais pensei sobre o filme menos gostei...

Baboseiro disse...

Eu também não sou grande apreciador de nadar... ;)

Filipa Maldonado disse...

lol

Achei que o humor negro passou os "limites". Bem sei que o humor não tem ou não deve ter limites... Mas eu tenho alguns limites que não se encaixaram no filme... :/

Qto ao nadar isso é tanga! Nadaste muitos anos seguidos que eu sei... e por falar nisso, ainda estás a tempo de te inscreveres no CREUL! :p

Baboseiro disse...

Este filme não é para todos os gostos, isso é certo. Não me choca nada que haja pessoas que não se revejam nas minhas palavras. No entanto, é indesmentível a sua ousadia e coragem.

Outro aspecto muito importante, que me esqueci de referir no texto: o filme mostra a realidade da América e as suas idiossincrasias de uma forma muito honesta e crua, já que é feito em jeito de documentário. Borat faz uma viagem de costa a costa, começa em New York e termina em Los Angeles, e neste percurso dá-nos a conhecer os EUA tal como eles são. As diferenças entre o litoral e o interior são abissais, é muito interessante analisar os retalhos de mentalidade que constituem esta grande nação e, de certa forma, compreender o fenómeno George W. Bush, donde provém o seu apoio, e a base da sua forma de pensar. É o meu filme de 2006!

Confesso que não vi tantos como gostaria este ano, mas dos que vi, estes são os meus eleitos:
- Borat: Cultural Learnings of America for Make Benefit Glorious Nation of Kazakhstan
- V for Vendetta
- Casino Royale
- United 93
- Lucky Number Slevin
- Miami Vice
- Match Point
- Brokeback Mountain
- Memoirs of a Geisha
- Pride & Prejudice

Filmes para ver em 2007:
- Tenacious D in The Pick of Destiny (estreia nacional em 15-02-2007)
- Nacho Libre (cá só mesmo em DVD)
- The Simpsons Movie (estreia mundial em 27-07-2007)