quinta-feira, 5 de abril de 2007

Faz hoje 13 anos...

...que Kurt Cobain se suicidou. Foi no dia 5 de Abril de 1994, tinha ele 27 anos, a minha idade. E assim se perdeu um dos maiores artistas do século XX, que revolucionou por completo o mundo da música, trazendo de volta o rock à ribalta, com as suas características inatas de romper com o passado, ser contra a corrente, feio, sujo, puro, natural, transparente, genuíno, enfim, verdadeiro.

Ainda me lembro bem do primeiro CD que comprei, o primeiro de todos, até lá eram as cassetes que reinavam nas minhas estantes. Foi o Nevermind, ainda mal tinha começado a tocar nas rádios, mas assim que ouvi o som dos riffs iniciais do Smells Like Teen Spirit, tive que ir imediatamente à Lisboa Som, mítica loja do Centro Comercial da Portela, comprar o álbum. Não tenho a menor dúvida que foi um marco na minha vida, e que decididamente influenciou todo o meu percurso daí em diante em termos de gostos musicais. Imaginem se tivesse comprado Bon Jovi? ;)

Obrigado, Kurt!

2 comentários:

Anónimo disse...

bem lembrado!
Não foi o primeiro CD que eu comprei, esse fica guardado apenas na minha memória, mas foi o primeiro concerto (a sério) que eu vi.
Foi dia 6 de Fevereiro de 1994. devo ter ido para Cascais logo depois de almoço, tal era a excitação. Foi um concerto intenso, cheio de energia que na altura adorei. Agora passados estes anos e vários outros concertos o de Nirvana não figura no top 10 mas fica a magia de ter sido o único em terras lusitanas.
E o teu post já teve o poder de os pôr a tocar no i-pod!
Abraço baboseiro!

Anónimo disse...

Talvez por ao pé de vocês ainda ser uma pita não me lembro de ter comprado nenhum cd do Kurt.

Aliás, na altura aproveitava antes as estantes dos meus irmãos mais velhos para ir ouvindo o que estava na berra...

Felizmente que ambos (especialmente a Joana) gostavam muito de Nirvana, pois isso fez com que eu na altura também os adorasse.

Lembro-me do dia 5 de Abril de 94 como se fosse ontem. Estava na sala com a minha irmã quando vi a notícia na televisão... Senti um arrepio dos pés à cabeça e pensei: nunca mais vou ouvir este rapaz. Porque terá ele feito isto?!, questionei-me na altura.

Cheguei a pensar que era mentira.

Acabo de constatar que o Kurt morreu há meia vida minha! Como é que é possível?! 13 anos passados que pareceram um minuto…

Estarei eu a viver depressa de mais?

Até já,
xleen