terça-feira, 26 de junho de 2007

A música que tornou-me um fã incondicional dos Metallica!

Blackened, a primeira música do álbum "...And Justice For All", de 1988, aqui num concerto em Seattle, em 1989.

Adquiri este CD em Londres, no ano de 1993, por indicação de um colega de turma que acabara de conhecer num daqueles cursos de Verão de inglês. Ele também era português, e ao verificar que eu estava constantemente a escutar uma cassete gravada do “Black Album” no meu walkman, virou-se para mim e disse: «Puto, se gostas mesmo de Metallica, então tens que comprar o And Justice For All, é o melhor CD deles, aí sim verás se és um verdadeiro fã ou não.” E eu, que era ainda um iniciado no mundo metalicaleiro, lá aceitei a dica, e assim que encontrei uma discoteca (sim, este é o termo certo para as lojas que vendem discos, não é só para referir locais de deboche e álcool…) comprei o dito álbum. Mas entretanto surgiu um problema, como ouvi-lo? O meu walkman era de cassetes, e os leitores de CD eram artigos que ainda não abundavam por aí aos pontapés, muito menos em formato discman. Resultado: passei uma semana inteira a olhar para o CD, a imaginá-lo como seria, que tipo de som traria, que segredos revelar-me-ia, criando em mim o medo de poder não vir a gostar dele, ou de não estar à sua altura, de afinal descobrir que na verdade não era um fã dos Metallica, que era apenas mais um daqueles meninos que só gostavam do “Enter Sandman”, do “Wherever I May Roam” e da balada “Nothing Else Matters” (todos grandes sons, que fique claro!). Este é o dilema de apanhar uma banda a meio e decidir conhecê-la da frente para trás…

Regressado a Lisboa, a primeira coisa que fiz quando cheguei a casa foi pôr o CD na aparelhagem do meu quarto. Estranhos sons começaram a sair das colunas. «Mas o que é isto? Um violino? Que raio de coisa é esta que eu estou p'ra aqui a ouvir?», foram perguntas que surgiram na minha mente e que criaram inquietude. «Olha, estou lixado, queres ver que não vou gostar disto?», pensei eu, quando de repente sou atingido por uma trovoada da bateria do Lars, com o James, o Kirk e o Jason a imitá-lo logo de seguida, desferindo golpes fulminantes com os seus instrumentos directamente sobre o meu cérebro. E não pararam mais, freneticamente continuaram a despejar tudo o que tinham sobre mim, música atrás de música, solo após solo, com granadas de riffs, bazucas de baixo e mísseis de bateria, que nem autênticas armas de metal maciço a trespassarem-me de uma ponta à outra.

Ainda hoje, quando oiço esta música, regresso àquele momento, eu diante da minha aparelhagem, com a caixa do CD numa mão, e o tradicional bloco de papel com as letras na outra, a ser completamente METALLICAZADO!

LONG LIVE METALLICA!!!

Blackened is the end
Winter it will send
Throwing all you see
Into obscurity

Death of mother earth
Never a rebirth
Evolution's end
Never will it mend

Never

Fire
To begin whipping dance of the dead,
Blackened is the end
To begin whipping dance of the dead
Color our world blackened

Blistering of earth
Terminate its worth
Deadly nicotine
Kill what might have been

Callous frigid chill
Nothing left to kill
Never seen before
Breathing nevermore

Never

Fire
To begin whipping dance of the dead
Blackened is the end
To begin whipping dance of the dead
Color our world blackened

Blackened

Opposition...Contradiction...Premonition...Compromise
Agitation...Violation...Mutilation...Planet dies
Darkest color
Blistered earth
True death of life

Domination...Expiration...Cancellation...Human race
Expectation...Liberation...Population...Lay to waste
See our mother
Put to death
See our mother die

Smouldering decay
Take her breath away
Millions of our years,
In minutes disappears

Darkening in vain
Decadence remains
All is said and done
Never is the sun

Never

Fire
To begin whipping dance of the dead
Blackened is the end
To begin whipping dance of the dead
Fire
Is the outcome of hypocrisy
Darkest potency
In the exit of humanity
Color our world blackened

Blackened

www.metallica.com
www.livemetallica.com
www.metontour.com
www.metclub.com
www.encycmet.com
www.allmetallica.com
www.metallicaworld.co.uk
www.metallicaportugal.com

3 comentários:

Filipa Maldonado disse...

Foi preciso vir ao teu blog para saber a resposta...

Baboseiro disse...

E isso é mau?

Olha que tinhas uma fonte bem perto de ti que sabia a resposta...

Deixa de ser resmungona! :P

Maria Arroz disse...

Já não estou chocada...
Agora só com a imagem....arggggggggggggggggggggggg!!!!!!!!