terça-feira, 5 de maio de 2009

Descansa, Vasco.



Morreu Vasco Granja, pioneiro da BD e figura querida das gerações de 70 e 80

Responsável pela introdução em Portugal do termo "banda desenhada", Vasco Granja faleceu em Cascais, aos 83 anos. Funeral é Terça-feira, em Rio de Mouro.

Vasco Granja, um dos maiores divulgadores de banda desenhada e de cinema de animação em Portugal, morreu esta madrugada, em Cascais. Tinha 83 anos.

O funeral é esta Terça-feira 5 de Maio, pelas 15h, no cemitério de Rio de Mouro.

Reformado desde 1990, o lisboeta deixa um percurso ligado à imprensa e às artes - segundo notícia do Público, Vasco Granja foi o primeiro a utilizar o termo "banda desenhada" em Portugal, num artigo publicado pelo Diário Popular, em Novembro de 1966.

Preso por duas vezes durante o regime de Salazar, por ligações ao Partido Comunista, Vasco Granja daria início, no ano da Revolução dos Cravos, ao programa Cinema de Animação , na RTP.

Segundo a página de Vasco Granja na Wikipédia portuguesa, Cinema de Animação , que marcou toda uma geração de crianças nascidas nas décadas de 70 e 80, durou 16 anos, um total de mil programas emitidos.

Para a história ficou a transmissão de todo o tipo de desenhos animados, desde os vindos dos Estados Unidos aos desconhecidos autores do Leste da Europa.

Blitz
04-05-2009

1 comentário:

rien à signaler disse...

"Vamos agora ver uma banda desenhada da Checoslováquia". Era grande, este senhor.